Zenão de Cítio (332 a.c. – 265 a.c.)

O objetivo da vida é viver de acordo com a natureza.

“A felicidade é o bem fluir da vida.” [Zenão de Cítio]

        Filósofo nascido na ilha de Chipre foi introduzido na vida intelectual por discípulos do Cinismo, levava uma vida simples, mas longe de se parecer com um indigente. De sua percepção nasceu o estoicismo cuja uma escola concreta permitiu a expansão de seus ideais. Diferente de Diógenes não era extremista. Seus conceitos de ética e comportamento foram incorporados pelo império romano até o século VI, quando então decidiram adotar o Cristianismo.
       

        Com a impaciência dos Cínicos para estudar e utilizar o raciocínio abstrato para interpretação e explicação dos cosmos, se apoiou na definição de que o universo seguia leis naturais de um governador supremo – Deus; este governador supremo era onipresente em tudo, desde as rochas até o Homem estariam todos ligados num Panteísmo universal. 

        Para Zenão o homem é completamente impotente para alterar ou causar impacto nestes cosmos, restando a nossa espécie apenas o desfrute dos benefícios e aceitação da crueldade e injustiça. Foi pioneiro ao introduzir o livre arbítrio dado por Deus aos Homens, ao afirmar que Deus havia dado aos Homens uma alma racional e ao Homem caberia decidir fazer o bem ou o mal; finalizou com a definição de que uma vida harmoniosa era uma sequência natural de boas condutas desta liberdade de escolha.

        As definições e percepções de Zenão ajudaram a montar a base de muitas das religiões modernas, conceitos como legislador supremo, livre-arbítrio, abandono e desapego de bens terrenos e por fim passividade com relação ao próprio destino são essências do Cristianismo e Islamismo. Sua devoção a uma vida simples e com harmonia da natureza deu uma entidade ocidentalizada aos pensamentos nascidos da cultura oriental, se hoje os Estados ainda possuem certo respeito ao meio-ambiente foi porque Zenão ajudou este pensamento a dar seus primeiros passos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s