Gottfried Leibniz (1646 – 1716)

Há dois tipos de verdades, a verdade da razão e a verdade de fato.

“Amar é encontrar a própria felicidade na felicidade alheia.” [Gottfriend Leibniz]

“No reino do espírito busque clareza, no mundo material busque utilidade.” [Gottfried Leibniz]

        Nascido em Leipzig na Alemanha, filho de professor e com acesso a material de prestígio teve acesso prematuro ao conhecimento, cursou Direito e trabalhou como servidor público por 5 anos. Passou por um período de viagens pela Europa onde encontrou outros pensadores, tornou-se bibliotecário de um conde em Hanover onde permaneceu até sua morte.
       

        Na metafísica, Gottfried acreditava que o mundo era composto por unidades nomeadas Mônadas, estas eram conectadas de algum modo não apenas por seus atributos físicos e propriedades como também mantinha uma relação temporal no passado, presente e futuro. A partir desta concepção citou o Homem como sendo capaz de adquirir todo o conhecimento do mundo a partir de sua mente usando apenas a reflexão, contudo esta atividade reflexiva era quase impossível e, portanto, devemos usar nossas experiências para minimizar a complexidade de adquirir novos conhecimentos. Para o filósofo toda verdade encontrada através da reflexão eram verdades da razão (ou a verdade absoluta) enquanto as outras eram verdades de fato (ou verdade pelo ponto de vista); Deus, ser onipresente e onipotente conseguia conectar todas as Mônadas apenas pelo uso de sua inteligência infinita, o que possibilitava entender a verdade no passado, no presente e no futuro. 

        Tornou-se doutor aos 22 anos (título não entregue devido sua juventude), inventou a calculadora mecânica portátil utilizando autômatos; criou o conceito de função matemática; remodelou o sistema binário unindo-o a combinatória num modelo computacional infinito; definiu a álgebra booleana e a lógica simbólica; usou matrizes para resolver problemas de equações lineares; criou programas de saúde pública preventivas para conter epidemias e doenças; concebeu o primeiro processo para dessalinização da água, inventou as hélices movidas por vento, a bomba d’água, primeiro protótipo da lâmpada, submarino, maquinas de extração de minérios, relógio, uso da pressão hidráulica resultando na primeira máquina a vapor. Não obstante, foi fundador e presidente da Academia de Ciência da Prússia e criador do Cálculo Diferencial e Integral, inclusive as notações que utilizamos até hoje.

        É comum ouvir a expressão que uma pessoa nasceu a frente do seu tempo; Gottfried nasceu exatos 300 anos à frente de seu tempo, sem suas invenções o mundo não seria o que é hoje, suas teorias e invenções ainda não foram por completo descobertas, seu acervo de milhares de cartas, manuscritos são ainda hoje desvendado aos poucos e continuam surpreendendo todos. Teorias da relatividade como a de Einstein foram iniciadas por textos de Gottfried; sua teoria das Mônadas que liga passado, presente e futuro em atributos simples como altura, peso ou velocidade é de difícil compreensão, e por conta disso foram aos poucos esquecidas. Erroneamente estamos deixando de lado o pensamento de um Homem que nasceu com o dom da inteligência e a disciplina da aplicação científica, o desconhecido não deve ser ignorado e sim resgatado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s