Jalal Ad-Din Muhammad Rumi (1207 – 1273)

Não lamente. O que se perde retorna em outra forma.

“Faltam-te pés para viajar?
Viaje dentro de ti mesmo,
e reflete, como a mina de rubis,
os raios de sol para fora de ti.
A viagem conduzirá a teu ser,
transmutará teu pó em ouro puro.” [Jalal Ad-Din]
 
        Religioso nascido em Balkh na Pérsia acabou por viver em Anatólia na Turquia fugindo das invasões Mongóis. Foi então que se envolveu com poesia, música e dança resultando na fundação do Sufismo, que consistia em uma interpretação místico-emocional do Alcorão, inserindo no culto a Deus e em seus rituais a música e a dança.
        Conhecido apenas por Rumi e por suas inúmeras revelações enquanto em estado de transe, foi com ele que nasceu o amor incondicional a um Deus que devemos amar e nos unir não através do intelecto e do raciocínio lógico, mas sim através de nossas emoções mais profundas. 

        Acreditava na vida como um fluxo contínuo e infinito em que não morríamos, mas sim nos transformávamos em outras formas; tendo como missão principal crescer em espiritualidade e aumentar a compreensão entre as relações divinas-humanas. Foi responsável através do Sufismo, pela conversão em massa ao Islamismo pelos turcos, e apesar de não ter influenciado naquela época o cristianismo e a Europa enraizada pela racionalidade, atingiu os cultos cristãos e protestantes no início do século XX.
 
Rumi trouxe a luz outra qualidade e característica do homem – seu lado emocional. Em uma época onde existia apenas Religião ou Racionalidade, crença pela fé ou pela análise, mostrou a importância das emoções e a necessidade do ser humano em expressá-las. 

        Foi sem sombra de dúvida quem primeiro mostrou que o homem não é apenas Corpo e Alma (ou corpo e mente), existe também um Coração; pode parecer absurdo, mas nem sempre foi permitido cantar, dançar ou louvar a Deus de todo próprio ser; pregou que o Homem deveria encontrar a felicidade em si mesmo primeiramente, antes de se aventurar pelo mundo.
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s