Santo Anselmo (1033 – 1109)

Basta pensarmos em Deus para saber que ele existe.

        Religioso nascido em Aosta na Itália foi estudar em um monastério aos 20 anos de idade; ao completar seus estudos tornou-se Monge, tempo depois Abade e por fim Arcebipos da Cantuária na Inglaterra. Anselmo era confessor e amigo do Rei Henrique I, com quem teve infortúnios que resultou em seu exílio mais de uma vez, apesar de suas idas e vindas contra o estado Britânico, terminou sua vida por lá e foi eternizado como santo pelo Papa Clemente XI em 1720 – 600 anos após sua morte.
 

        Anselmo foi conhecido por definir um raciocínio de cunho lógico para provar que Deus existe; sua premissa parte que se Deus existisse ele seria a maior coisa que poderia haver  e que um Deus real é muito maior que um Deus imaginário apenas;  argumentou então que não há algo maior do que um Deus nem é possível pensar em nada maior; o que o levou a conclusão de que a única alternativa para esta contradição é aceitar que Deus – um Ser do qual não é possível pensar nada maior – realmente existe no pensamento e na realidade.

        Assim como Agostinho e Boécio, não trouxe ideias inovadoras para seu tempo, tampouco apresentou conceitos religiosos novos que pudessem despertar o interesse de cientistas pelo cristianismo. Contudo teve importância ao ser um intelectual totalmente formado e reformado pela Igreja Católica – trabalho que se deu início com uma percepção de Agostinho 600 anos antes. Está entre os primeiros sacerdotes que usou de artifícios científicos e raciocínio lógico para defender os fundamentos do Cristianismo, sua teoria foi considerada confusa e não convenceu muitos, contudo marcou o início da percepção de que a Igreja deveria utilizar fundamentos mais fortes do que apenas a fé para aumentar sua longevidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s