William James (1842 – 1910)

Aja como se o que você faz fizesse diferença.

“Pessimismo leva a fraqueza, otimismo ao poder.” [William James]

“A maior descoberta é que o  Ser Humano pode alterar sua vida mudando sua atitude mental.” [William James]

        Filósofo nascido em Nova York nos EUA; criado em uma família rica e intelectualizada; dedicou-se inicialmente a pintura, que foi trocada posteriormente pelo interesse na ciência. Estudou medicina em Harvard, assumiu o cargo de professor de filosofia onde trabalhou até se aposentar. Foi fundador e presidente da Sociedade Americana de Pesquisas Psíquicas além de um estudioso da Paranormalidade.
       

        Amigo de Charles Sanders Peirce – fundador do pragmatismo na Ciência – William James levou adiante muitas das ideias mal compreendidas de seu amigo. Defendeu o aprendizado do Homem não através da inferência ou observação, mas através da prática; onde todo conhecimento adquirido é utilizado sempre que precisamos, e deixados de lado quando se tornam inúteis ou obsoletos. O filósofo relembrou que muitas ideias equivocadas foram válidas e utilizadas por anos, décadas e até mesmos séculos de forma prática e com sucesso; reforçou que eventos dessa magnitude só se tornaram possíveis, pois as pessoas acreditaram nestas ideias e as mesmas se mostraram de acordo com a realidade de sua época. 

        Aprovou o uso da religião e da fé observando que muitas pessoas se curam, perdem o medo da morte ou encontram a felicidade em um Deus, este existindo ou não. Como psicólogo propôs um tratado onde sentimentos como medo, amor e raiva são consequências fisiológicas e não causa de uma ação; depositou também grande importância no subconsciente do Homem que era capaz de realizar grandiosidades conscientemente inconcebíveis.

        Todos já ouvimos falar do poder da mente; diversos filósofos e estudiosos no decorrer da história ressaltaram sua capacidade infinita. Contudo foi William James quem mostrou o quão concreto e real é este poder; encorajar as pessoas a pensarem positivo não é uma questão de superstição e sim de ciências exatas. Nossa mente tem a capacidade de criar uma sensação de felicidade ou tristeza, de ansiedade ou sossego; somos de fato, resultado daquilo que pensamos e queremos; pensamentos por si só não trazem os ganhos ou perdas necessárias, mas estes são capazes de alavancar ou enterrar toda uma vida. 

        A desmistificação dos erros e enganos cometidos pela ciência foi protegido pelo embasamento que muitos deste foram o sucesso de longos anos; portanto se errar, não se desespere, verifique o que é real e plausível em seu erro; se está em dúvida, acalme-se, sua dúvida pode ser uma verdade por tempos incontáveis até que se prove o contrário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s