William Du Bois (1868 – 1963)

Acredite na vida.

“Aspiramos uma vida mais ampla e mais plena.” [William Du Bois]

        Filósofo nascido em Great Barrington, nos EUA; desde sua juventude foi apontado como um cientista promissor, conseguindo uma bolsa para estudar em Berlim e foi o primeiro negro a se formar Doutor em Harvard. Além de professor e escritor foi um ativista contra a desigualdade social e o racismo; como líder do Movimento Niagara lutou pelos direitos civis dos negros. Morreu aos 95 anos, ainda engajado na sua filosofia.
       

        Du Bois foi um cientista adepto do Pragmatismo, onde acreditava que a Filosofia deveria ser usada como ferramenta de uso direto na melhoria da vida das pessoas. Apesar de todos os problemas sociais, acreditava no progresso humano através dos tempos, o que nos ia levar a uma vida melhor, mais ampla e mais completa; citou que a única morte existente é a morte na perda da confiança de nosso próprio progresso. Rejeitou abertamente o racismo científico, onde os negros eram tidos como mentalmente menos capazes que os brancos, seu argumento consistia em afirmar que a condição dos negros não era consequência de uma incapacidade intelectual, mas sim de uma desigualdade social somada a falta de oportunidade. 

        Foi o primeiro a repetir com veemência que criminalidade estava diretamente ligada a desigualdade social, falta de emprego e educação. Encorajou os jovens a não desistir de batalhar por uma sociedade mais justa, e deixou como oratória para o dia da sua morte o desejo de que seus atos persistissem mais que sua vida e que suas ideias inacabadas pudessem ser aperfeiçoadas e utilizadas por outros. Durante sua vida, Du Bois não viu seu trabalho ser concretizado, mas após sua morte seus desejos foram atendidos, teve como um de seus influenciados Martin Luther King.

        Du Bois, não foi apenas o primeiro negro a se formar doutor em Harvard, foi também o primeiro negro a conseguir respeito e ser veiculado na lista de grandes filósofos. Impressionante como éramos uma sociedade atrasada há tão pouco tempo atrás, e tenho certeza que no futuro pensaremos o mesmo de hoje; mais sensacional ainda é a capacidade que um pequeno, porém seleto grupo de pessoas, possui de mudar o mundo. 

        Os direitos dos negros nos EUA foi uma experiência positiva e grande influência para todo o mundo, que nasceu com Du Bois e se concretizou com Luther King; alcançando pouco depois de meio século a eleição de um presidente negro. Exemplos como o de Du Bois devem ser replicados para todas as áreas de desigualdade social, e cabe a cada uma das gerações batalhar para garantir o progresso e a melhoria social humana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s