Os quatro temperamentos da personalidade.
“Cura melhor, quem tem a confiança do paciente.” [Galeno]
“Aquele que estima mais a riqueza que a virtude, e que aprende para acumular riqueza e não para o bem da humanidade não merece figurar dentre os que exercem a medicina.” [Galeno]
Nascido em Bérgamo na Turquia, foi um dos principais médicos romanos e um grande conhecedor da medicina. Tendo escrito mais de 500 obras, bem como o primeiro a detalhar, mesmo que equivocadamente, a anatomia humana. Também se aventurou na filosofia do comportamento humano buscando o entendimento e relação ente corpo e mente.
Influenciado pelo Humorismo grego, cujos 4 elementos terra, fogo, ar e água formavam a essência de todas as substâncias, incluindo os fluídos corporais ou Humor. Galeno definiu o Homem como portador de 4 temperamentos; o sanguíneo é aquele afetuoso e otimista que pode se mostrar egoísta; o fleumático é aquele racional, coerente que pode se mostrar lento e tímido; o colérico é aquele energético e apaixonado que pode se mostrar impetuoso e irritado; enquanto o melancólico é aquele triste e deprimido que pode se mostrar artístico e poético.
Segundo Galeno, um temperamento se sobressaia devido a um desequilíbrio de substâncias (humor) do indivíduo; contudo nada impedia a possibilidade de trazer o equilíbrio de volta através da dieta e de exercícios, em casos extremos poderia se fazer necessária operações de sangria e até purgações.
Os trabalhos de Galeno foram utilizados amplamente por mais de 1300 anos, até que um médico italiano conseguiu mostrar muitos de seus equívocos; mesmo contendo erros, suas obras influenciaram diversos estudiosos da área, entre elas a percepção de que doenças mentais e físicas possuem conexão e podem ser tratadas em conjunto.
Apesar de métodos rústicos para os dias atuais, a medicina de Galeno foi de grande benefício para o povo de sua época, e com certeza trouxe grande influência. São muitas ainda, as frentes da psicologia que buscam classificar o comportamento dos indivíduos em coincidentemente 4 grandes grupos, além de terapias que buscam um equilíbrio através da alimentação, arte ou exercício físico.
Hoje é notável que a iniciativa de Galeno no entendimento da mente humana fora limitada, o autor optou por focar no perceptível e no tratável, colocando as causas e raízes em modelos fisiológicos simplificados – como por exemplo o que possui muito sangue teria o temperamento sanguíneo. Talvez um dia seja provado que a mente humana é apenas um órgão que responde sistematicamente a estímulos químicos e fisiológicos, até este dia o sabemos que a mente se trata de algo complexo e em constante adaptação, cujas percepções se alteram frequentemente por influências internas ou externas ao próprio indivíduo.