Noam Chomsky (1928 – )

O órgão da linguagem se desenvolve como qualquer outro órgão do corpo.

“A linguagem é um processo de criação livre.” [Chomsky]

“Somos programados para entender idiomas com base em um conjunto comum de princípios que podemos chamar de gramática universal.” [Chomsky]

        Nascido nos EUA, doutorou-se na Universidade da Pensilvânia, ingressou no MIT em 1955 onde atua como professor desde 1976. Recebeu diversos prêmios e diplomas honorários além de ser reconhecido como linguista, filósofo, cientista cognitivo, ativista social, dissidente político e anarquista.
       

        Skinner e Bandura reforçaram a formação da linguagem como influenciada pelo ambiente, fossem essas influências nos elogios dos pais ou na imitação de outros adultos. Chomskydiscordou e sugeriu a linguagem como sendo inata do Homem, ou seja nasce conosco e se desenvolve com o passar dos anos como qualquer órgão.

        Comparou o despontar da linguagem com o despertar da puberdade, que embora possam ser influenciados pelo ambiente são resultados de uma programação biológica, ou seja, da mesma genética que define nosso corpo e sistemas sensoriais.

        Colocou como principal evidência o uso criativo da linguagem por crianças que sequer discutiram regras gramaticais ou debateram assuntos de linguística, mostrou também a existência de uma gramática universal observável em todo o mundo, o que confere à todas as crianças uma igual capacidade de aprender qualquer idioma. 

        Seria esta mesma gramática universal adicionada a nossa habilidade inata o que nos impede de aprender qualquer outro idioma que difere destes princípios. Reforçou sua teoria ao argumentar que o corpo humano é moldado para dar suporte a esta linguagem através das cordas vocais, aparelho respiratório e sistema auditivo; mostrou que até mesmo cegos-surdos-mudos seguem as mesmas regras gramaticais de aprendizado.

        Chomsky defendeu a linguagem como um órgão separado de outras atividades cerebrais; uma constatação positiva para sua argumentação estaria na capacidade de deficientes mentais conseguirem se comunicar. Contudo sua afirmação de que a linguagem é exclusivamente humana foi contestada ao notar que chimpanzés possuem certa semelhança. 

        Suas pesquisas influenciaram a linguística, a psicologia, a filosofia, a matemática e até mesmo a computação, sua gramática formal normal é a base de todas linguagens de programação desenvolvidas. É considerado um dos nativistas mais radicais, e apesar de não ter explicado todas as lacunas do conhecimento com suas teorias desencadeou uma visão integrada de pesquisas na área da linguística.

        É impossível atuar na área de computação e não perceber a importância dos trabalhos de Chomsky, foram seus estudos o que possibilitou uma comunicação de alto nível entre Homem e computador através de linguagens artificiais que tem-se tornado cada vez mais naturais. 

        Suas ideias naturistas apesar de não provadas não podem ser refutadas apenas por modelos estatísticos; o que permite um continuo desenvolvimento científico na busca pelas habilidades inatas humanas. Para quem se interessar, o filme Is The Man Who Is Tall Happy aborda algumas de suas ideias seguindo um modelo ilustrativo e não convencional.

        Curioso também, elucidar sobre o fato de que todos animais ao nosso redor podem possuir uma linguagem e seu próprio meio lógico de comunicação e que simplesmente ignoramos desacreditamos tais hipóteses pela incompreensão ou falta de habilidade biológica para um correto entendimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s