O órgão da linguagem se desenvolve como qualquer outro órgão do corpo.
“A linguagem é um processo de criação livre.” [Chomsky]
“Somos programados para entender idiomas com base em um conjunto comum de princípios que podemos chamar de gramática universal.” [Chomsky]
Nascido nos EUA, doutorou-se na Universidade da Pensilvânia, ingressou no MIT em 1955 onde atua como professor desde 1976. Recebeu diversos prêmios e diplomas honorários além de ser reconhecido como linguista, filósofo, cientista cognitivo, ativista social, dissidente político e anarquista.
Skinner e Bandura reforçaram a formação da linguagem como influenciada pelo ambiente, fossem essas influências nos elogios dos pais ou na imitação de outros adultos. Chomskydiscordou e sugeriu a linguagem como sendo inata do Homem, ou seja nasce conosco e se desenvolve com o passar dos anos como qualquer órgão.
Comparou o despontar da linguagem com o despertar da puberdade, que embora possam ser influenciados pelo ambiente são resultados de uma programação biológica, ou seja, da mesma genética que define nosso corpo e sistemas sensoriais.
Colocou como principal evidência o uso criativo da linguagem por crianças que sequer discutiram regras gramaticais ou debateram assuntos de linguística, mostrou também a existência de uma gramática universal observável em todo o mundo, o que confere à todas as crianças uma igual capacidade de aprender qualquer idioma.
Seria esta mesma gramática universal adicionada a nossa habilidade inata o que nos impede de aprender qualquer outro idioma que difere destes princípios. Reforçou sua teoria ao argumentar que o corpo humano é moldado para dar suporte a esta linguagem através das cordas vocais, aparelho respiratório e sistema auditivo; mostrou que até mesmo cegos-surdos-mudos seguem as mesmas regras gramaticais de aprendizado.
Chomsky defendeu a linguagem como um órgão separado de outras atividades cerebrais; uma constatação positiva para sua argumentação estaria na capacidade de deficientes mentais conseguirem se comunicar. Contudo sua afirmação de que a linguagem é exclusivamente humana foi contestada ao notar que chimpanzés possuem certa semelhança.
Suas pesquisas influenciaram a linguística, a psicologia, a filosofia, a matemática e até mesmo a computação, sua gramática formal normal é a base de todas linguagens de programação desenvolvidas. É considerado um dos nativistas mais radicais, e apesar de não ter explicado todas as lacunas do conhecimento com suas teorias desencadeou uma visão integrada de pesquisas na área da linguística.
É impossível atuar na área de computação e não perceber a importância dos trabalhos de Chomsky, foram seus estudos o que possibilitou uma comunicação de alto nível entre Homem e computador através de linguagens artificiais que tem-se tornado cada vez mais naturais.
Suas ideias naturistas apesar de não provadas não podem ser refutadas apenas por modelos estatísticos; o que permite um continuo desenvolvimento científico na busca pelas habilidades inatas humanas. Para quem se interessar, o filme Is The Man Who Is Tall Happy aborda algumas de suas ideias seguindo um modelo ilustrativo e não convencional.
Curioso também, elucidar sobre o fato de que todos animais ao nosso redor podem possuir uma linguagem e seu próprio meio lógico de comunicação e que simplesmente ignoramos desacreditamos tais hipóteses pela incompreensão ou falta de habilidade biológica para um correto entendimento.