John Rawls (1921 – 2002)

Justiça é a primeira virtude das instituições sociais.

“Na justiça como equidade, o conceito do certo vem antes do bom.“ [John Rawls]

“A inveja tende a fazer todos piores.” [John Rawls]

Grande parte dos pensadores se encantavam com a democracia e seu amplo direito a voto, John Rawls vislumbrou no entanto, que o maior ganho deste novo sistema se encontrava no processo de debate e deliberação que ocorria antes das eleições, e não na execução dela em si.

Preocupou-se com a desigualdade da riqueza que se traduzia não só no precário acesso a saúde, educação e taxação, mas também no processo político que favorecia a influência dos mais ricos. Criticou, por exemplo, a política de recrutamento para a Guerra do Vietnã, onde alunos com notas piores eram convocados em detrimento dos mais dedicados, o que claramente garantiu a classe mais rica e escolarizada uma distância do front empurrando para a guerra os mais pobres.

Sua percepção de justiça considerava dois aspectos. O primeiro deles consolidava a igualdade entre os indivíduos, onde todos buscariam direito em específicos que são básicos e universais. O segundo, baseado no fato de que a desigualdade é uma verdade na sociedade, buscava assegurar que as leis considerariam a desigualdade entre os indivíduos quando viesse a ser formulada.

Em suma, seu ponto de vista apontava que a liberdade e direitos iguais para pessoas em posição diferentes é na verdade uma forma de injustiça; e apesar das críticas, reforçou seu apoio a democracia liberal como sendo capaz de reduzir as desigualdades e gerar as riquezas necessárias, já que o socialismo focava em uma igualdade universal sem exigir uma evolução ao bem comum de todos; para alcançar os objetivos de justiça equânime seria necessária uma soma do capitalismo com fortes instituições sociais.

Rawls era a favor também de uma sociedade pluralista e multicultural, onde pessoas com morais distintas poderiam viver sobre regras igualitárias objetivando a coesão social e preservando a estrutura da sociedade. Sua teoria do véu da ignorância onde a estrutura social era definida por pessoas que não saberiam de antemão seu papel na sociedade, seria a regra de ouro para estabelecer o que era justo. Em sua perspectiva quando as pessoas não sabem da raça tampouco a situação financeira que irão exercer, tendem a criar leis mais brandas que ajude a proteger os mais carentes dos abusos dos mais fortes.

As críticas logo apareceram, consideraram sua teoria do véu da ignorância inútil para uma sociedade pré-formada e em andamento, alegando que sua utilidade apenas existiria caso fosse possível recomeçar a sociedade do zero. O fato de ter misturado justiça com desigualdade social e acreditar que o homem seria capaz de formar um contrato social de forma impessoal enquanto este é justamente feito por seres que possuem vícios também gerou diversas críticas.
Sua crença em um liberalismo que exalta a busca pelo interesse próprio compatível com um sistema igualitário também foi rotulada de controversa. De qualquer modo, suas obras trouxeram grande influência para diversos debates e o levou a receber a National Humanities Medalpor ter revivido a fé na própria democracia.

Grande parte das leis por todo o mundo são suportadas pela premissa de que os homens são iguais, por exemplo no direito a um julgamento tal afirmação faz todo sentido, contudo pode não ser verdade quando em um julgamento pessoas mais ricas podem contratar advogados melhores que a ajude a encontrar contornos e buracos na legislação vigente.

É perceptível também que um sistema capitalista liberal tende a produzir com mais facilidade indivíduos egocêntricos e excêntricos; e apesar de não ver uma sociedade em evolução onde todos se comportam coletivamente como ovelhas sem a diversidade que nos leva a revolucionar nossos próprios modelos, tenho a certeza o homem individualista de hoje possui arestas à serem aparadas.

Discordo também da falta de importância atribuída ao véu da ignorância de Rawls, novos relacionamentos na sociedade, na família e em organizações privadas são iniciadas a todo momento e sua técnica ser utilizada de forma imparcial por pessoas responsáveis pelas definições estruturais da sociedade. Além de claro, nunca podemos descartar a necessidade de se planejar um novo começo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s