Comece pequeno, pense grande

Iniciando e crescendo o próprio negócio.

“A única coisa pior que iniciar um negócio e falhar… é não começar coisa alguma.” [Seth Godin]

Quando se é necessário convencer outros a pagar pelas suas ideias é que se percebe pontos obscuros a serem melhorados.” [Tim O’Reilly]

Todo negócio começa com uma ideia, e é a forma de concretização desta ideia que determinará o sucesso do negócio. Estatísticas mostram que metade dos novos negócios falham nos primeiros três anos, ou seja, uma boa ideia sem o conhecimento dos riscos e planejamento adequado não é garantia de sucesso.

Vencido a barreira da ideia, o próximo obstáculo a ser superado é o financeiro; atrair investimento e conseguir um nicho no mercado competitivo requer o uso de várias estratégias como as de vendas emocional ou venda única. Ser o primeiro no mercado não é sinônimo de garantia da liderança, concorrentes copiarão e buscarão a dianteira, o que mostra não apenas a importância do zelo contínuo, mas também que existem oportunidades mesmo em mercados aparentemente saturados.

O último passo de uma pequena empresa está em sua capacidade de se reinventar, o que exige uma ressurreição de seu próprio dono; trocar o emprego de parentes e amigos para profissionais qualificados, implantar procedimentos e processos formais, delegar atividades e coordenar habilidades é o que permite avançar para além da curva de greiner.
Encontrar o balanço entre as habilidades e desejos do empreendedor, além de sua capacidade de flexibilizar e reinventar sua concepção inicial de um negócio, é o que permite sobreviver a dinâmica do mercado e pode levar uma pequena empresa ao patamar de uma gigante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s