Encontrando um Mercado Lucrativo

Existe espaço no mercado, mas existe um mercado neste espaço?

Com a junção das palavras “snappy” e “apple” que em português significa “puro” e “maçã”, a bebida Snapple foi lançada em 1978. O sucesso foi tão grande que a Quaker adquiriu a marca por U$1.7 bilhões em 1994; o modelo de negócio na nova empresa fez cair as vendas levando a marca a ser adquirida pela Triarc em 1997 por U$300 milhões, que por sua vez vendeu à Cadbury Schweppes por U$1.45 bilhões 3 anos depois. Atualmente é comercializada em mais de 80 países, e é conhecida pelos diversos sabores não só de sucos mas também de chás e água.
Encontrar uma lacuna ou espaço no mercado é o objetivo máximo do posicionamento estratégico; e o motivo é simples, num mercado onde não existe concorrência o controle sobre altos preços e baixos custos permite uma lucratividade sem igual. Contudo na vasta maioria das vezes esta lacuna é ilusória e leva o empreendedor a um negócio que não gera demanda suficiente para geração de lucros.

Empresas como o Twitter conseguiram um faturamento de U$582 milhões em 2013 ao apostar no mercado de mídia social com textos curtos. Já a The Amphicar que apesar de ter encontrado um mercado inovador e peculiar – o de carros anfíbios – não obteve sucesso; o mesmo foi válido para o Thirst Cat e Thirst Dog que encontrou no mercado de água mineral para animais de estimação um nicho, porém foi incapaz de seduzir os donos a prover água saudável para seus bichanos. Já a marca Snapple encontrou seu nicho de bebida 100% natural, mirando suas vendas em estudantes, viajantes e refeições de negócio; a proposta única era a de oferecer uma bebida saudável para ser consumida em uma quantidade moderada, as vendas foram explosivas.

É prudente, antes de se lançar em qualquer lacuna, utilizar-se de pesquisas de mercado para encontrar não só a opinião e atitude dos consumidores, mas também o que é levado em consideração ao adquirir um produto. O mercado “verde”, apesar de ter se mostrado um grande potencial na década de 90, mostrou-se incapaz de convencer o consumidor a pagar mais apenas pelo desejo de um engajamento ecológico.

Muitas vezes o foco incessante em encontrar um nicho de mercado inexplorado ou um mar azul e calmo onde nenhum outro concorrente veleja; esconde a oportunidade de mercados consolidados que pecam no atendimento ao consumidor, ou não conseguem se adaptar de forma adequada as peculiaridades regionais. Quem está começando um novo negócio e não possui muito dinheiro para investir, pode ser mais simples e barato buscar uma lacuna no bairro, cidade ou estado onde vive do que tentar buscar algo de alcance nacional ou até mesmo mundial. O objetivo não é pensar baixo, e sim levantar o capital adequado para alçar um voo ainda maior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s