Start-Up Peso Leve

Se acredita em algo, trabalhe dia e noite pois não soará como trabalho.

“Deve-se acreditar em si mesmo e saber que, no pior caso se tudo falhar, você ainda criou algo realmente interessante.” [Kevin Rose]

Bill Hewlett e Dave Packard foram jovens amigos durante o curso de engenharia elétrica em Standford; e após sua graduação moveram-se para Palo Alto, Califórnia, onde fizeram de sua garagem uma casa, escritório, laboratório e centro de divulgação. Com apenas U$538 criaram seus primeiros produtos, que resultaram numa das maiores empresas do mundo, com vendas anuais de U$27 bilhões.

 

Iniciar um negócio sempre exigiu dedicação, resiliência e claro, um bom dinheiro. Contudo com a expansão da Internet está cada vez mais simples iniciar um bom negócio, e para os casos específicos das empresas de TI cada vez mais rápido e barato. O que exigia antes uma vida de dedicação e poupança, agora carece de habilidade, determinação e em alguns casos, uma pequena quantia de dinheiro ou a oportunidade de encontro com um investidor anjo.

Com a criação de plataformas de eCommerce como eBay, Blogger, Taobao e Mercado Livre, surgiu neste século o conceito de Microempreendedor; estas pessoas conciliam um trabalho em tempo integral e aproveitam suas horas vagas para manter blogs ou empresa de vendas através de plataformas de software de baixíssimo custo. Neste novo modelo, apenas o tempo despendido, que para muitos é uma forma de lazer, pode ser entendido como risco.

Atualmente existem outras tecnologias que estão facilitando o surgimento de novos empreendimentos, e algumas delas trazem riscos até mesmo para empresas grandes e consolidadas. A computação em nuvem permite o usufruto de infraestrutura de TI ilimitada, com rápida configuração e investimento baixíssimo quando comparado a aquisição de hardware necessário no modelo atual. Esta facilidade permite que mesmo empreendedores com baixo poder de investimento possa se destacar e atacar grandes clientes no mercado.

Além das tecnologias, existem claro áreas que estão em posição de destaque; entre elas válido citar a criação de blogs de moda e a de aplicativos para dispositivos móveis. Ambos se amparam na Internet e facilidade de conexão entre as pessoas para influenciar o consumo ou facilitar a integração com soluções de software já existentes. Enquanto os blogs de moda estão ficando famosos por gerarem suas primeiras milionárias, o desenvolvimento de aplicativos móveis estão tirando da prancheta projetos que facilitem o transporte público ou até mesmo gerando de forma inconsciente e coletiva cidades mais inteligentes.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s