Ninguém tem mais capacidade que Nós.
“Se você tem apenas um martelo, tende a ver todo problema como um prego.” [Abraham Maslow]
PhD em psicologia, Abraham Maslow se concentrou em estudar a capacidade e relacionamento humano ao invés de doenças e suas possíveis curas. Criou o conceito de auto realização e definiu uma pirâmide de necessidades humanas que é ainda utilizada mais de 50 anos depois.
Apesar de sempre criticado, a rotina e o hábito trazem uma estabilidade necessária para uma vida sem stress e se o excesso de ansiedade; o trabalho em grupo é capaz de trazer à rotina e ao hábito uma sensação de segurança e pertencimento que permitem ao colaborador concentrar seus talentos e esforços em soluções mais efetivas. O trabalho em grupo tem como vantagem não apenas sua capacidade de gerar novas ideias através da colisão de diferentes premissas, mas também prover o suporte psicológico necessário que permite ao indivíduo alçar voos maiores sem carregar consigo o medo da humilhação.
Para facilitar a interação e trabalho em grupo, as empresas mudaram seus layouts de salas independentes para baias onde colaboradores com afinidade trabalhem em conjunto e com fácil acesso uns aos outros, ao mesmo tempo em que permitem uma sensação de isolação e foco sem a interrupção desnecessária. As principais organizações buscam montar um ambiente e infraestrutura de trabalho que eleve ao máximo a capacidade do time, e é responsabilidade do líder criar o ambiente de cooperação e estímulo que leve um grupo de pessoas a realmente agir e concentrar esforços em um objetivo comum.
Pesquisas realizadas pela Xerox em 2013 apontaram que o sucesso de projetos estão mais fortemente relacionados a capacidade de trabalho em equipe do que uma liderança boa e efetiva; mais precisamente 42% dos empreendimentos de sucesso desfrutou de um forte trabalho em grupo e em apenas 10% dos casos a liderança ocupou papel de destaque.
Em um mundo onde erros resultam em perdas financeiras e na perda de tempo por ter despendido tempo e energia em uma direção indevida, é comum uma cobrança ávida e rígida por parte da organização; também comum é perceber líderes que se colocam na linha de frente deste tiroteio para proteger sua equipe criando um ambiente seguro e confiável. Contudo, uma sensação de pertencimento não é suficiente para criar times de alto desempenho.
O esporte tem muito a nos ensinar, a sensação de comunidade e pertencimento é facilmente estabelecida, assim como a submissão a direção e ao treinador da equipe, tudo isso mesmo quando existe troca em parte expressiva do elenco. Segundo Focault, para criar esta sensação de comunidade onde existe um Nós, é necessário antes tornar explícito quem são Eles. Esta separação é facilmente estabelecida no mundo do esporte, onde os adversários são explícitos e existe um combate direto, contudo não é tão fácil de transparecer em organizações, que muitas vezes criam esta segregação entre pessoas de departamentos distintos ou até mesmo entre participantes do próprio grupo.