Criatividade e Invenção

A inovação deve ser invasiva e perpétua. Todo mundo, em todos os lugares, a todo momento.

“Quando se inova, deve-se estar preparado para ouvir de todos que é um louco.” [Larry Ellison]

A designer de moda Emma Hill trabalhou em diversas marcas de luxo até se tornar Diretora de Criação na Mulberry onde criou bolsas que caíram no gosto de artistas famosos. Sua ação em expandir a marca para o mercado de pequenos acessórios de couro como porta cartões levaram a empresa a um crescimento excepcional. A empresa ganhou o prêmio “Best Designer Brand” e viu suas ações aumentarem 10 vezes durante o tempo em que atuou na companhia.

 

A liberdade de imaginar e fantasiar é reduzida aos poucos conforme se passa da infância para a vida adulta, e para recuperar esta habilidade inata e sufocada muitas empresas estão focando em criar ambientes criativos além de políticas de recompensa aos colaboradores que gerem novas ideias.

Fomentar a criatividade não traz apenas maior competitividade a uma corporação, a liberdade para usar a criatividade também garante a sua equipe se lançar ao mais denso processo de autor realização. Assim como uma criança, um adulto durante a execução de uma atividade criativa não percebe o tempo e não enxerga a fadiga; o diferencial do adulto está na capacidade de gerar bens de alto valor ou processos de baixo custo que podem levar a organização a elevados patamares de excelência.

Uma pesquisa realizada em 2010 pela IBM mostrou que a criatividade é o valor mais procurado em lideranças, e um dos maiores motivadores para contratação de um profissional; uma liderança criativa é capaz afetar o valor de uma companhia como pode-se constatar a derrocada da Apple após a saída de Steve Jobs.

Contudo uma empresa não pode sobreviver apenas do fomento a criatividade, é sua capacidade de gerar o fluxo de caixa o que sustenta a empresa e seu processo criativo, e não uma política de inovação desenfreada; talvez seja este o principal motivo para que poucas empresas tenham investimento singelos em inovação ou até mesmo corte as boas iniciativas em tempos de crise para garantir seus resultados.

A inovação se tornou um produto como qualquer outro, que em tempos de crise tem seu valor alavancado pelo mercado; são cursos especialistas, MBAs, mestrados, doutorados, consultorias, programas universitários, grupos municipais, estaduais e federais; até mesmo carta de crédito com juros exorbitantes são oferecidos para quem quer inovar. Infelizmente, em grande parte dos casos o produto inovação nada mais é que uma distração, algo na vitrine que seduz e consegue arrancar o dinheiro de seu bem-intencionado consumidor.

As empresas mais inventivas e inovadoras não consomem um produto de inovação, elas possuem uma cultura organizacional que permite ao colaborador ser criativo, sem exigir destes, invenções que revolucionem o mercado ou coloque a empresa em um patamar inalcançável pelos concorrentes. Esta inovação de alto impacto ocorre poucas vezes dentro de uma mesma organização, e persegui-las é como desembocar nas florestas tropicais da América Latina em busca de um Eldorado.

Montar grupos de inovação, lançar campanhas organizacionais e trazer aos olhos dos clientes e dos colaboradores um sentimento de comunidade inovadora é apenas o primeiro passo; trata-se do endo marketing necessário para trazer a confiança para que um organismo todo seja influenciado e aplique no seu dia a dia o espírito de combater o status quo”. Uma organização genuinamente criativa e inovadora não é aquela que classifica projetos criativos, e sim a que consegue perceber o valor e encoraja as mudanças mais simples.

 

 
 
 
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s