Cuidado com o Homem “Sim Senhor”

Divergência traz discussão, consciência além de fortalecer a qualidade.

“Em uma organização onde existe inovação, frequentemente pessoas ignoram ordens.” [Robert Sutton]

Jean Paul Getty trabalhou com seu pai em uma refinaria de petróleo, contudo não recebia o montante desejado por uma desaprovação de seu pai com relação aos seus cinco casamentos. Sua saída para o empecilho foi fundar sua própria companhia que o levou a superar seu pai e tornar-se um dos bilionários mais ricos que já existiu.

O temor de perder o emprego leva muitos colaboradores a sempre dizer sim; tal comportamento reflete também a gerência e diretoria de qualquer companhia. Um relatório financeiro do Banco Real da Escócia apontou que a crise financeira de 2008 se deu, entre outros motivos, pela falta de barreiras impostas por diretores e gerentes às propostas eloquentes de seus executivos.

Tanto o líder quanto o gestor devem criar um ambiente que reconheça a importância da divergência e encoraje colegas de trabalho à mostrarem falhas e problemas gerenciais; tal ambiente pode ser alcançado não imputando culpas nos causadores dos problemas, mas atuando vigorosamente para solucionar o problema e criando posteriormente barreiras que os previna de ocorrer novamente.

Muitos dos mais bem-sucedidos líderes criaram uma cultura de divergência e debate em seu grupo de trabalho, pois uma ideia que não sobrevive ao primeiro debate interno dificilmente poderá sobreviver ao mercado; outra vantagem consiste no alinhamento e entendimento estratégico que o debate proporciona, após uma calorosa discussão, pode-se, pelo menos, chegar à conclusão que todos entenderam os problemas.

Paul Ekman já afirmara: emoções são um trem desgovernado. Talvez a capacidade de controlar as próprias emoções seja a principal chave para o sucesso em um ambiente onde os problemas sejam recorrentes e os responsáveis pela resolução estejam espalhados em grupos distintos sem grande sentimento de comunidade. Apenas anões do conhecimento acreditam que um ambiente de convergência pode levar uma organização, projeto ou produto adiante; contudo segue a trilha errada quem percebe que a divergência caótica e desorganizada é a principal arma para se discutir assuntos estratégicos e delicados.

Sites como o Intelligence Squared são um exemplo de debate organizado e construtivo, sua receita é simples: pessoas com a competência necessária, tempo restrito para se expressar e avaliação imediata. Grande parte das decisões cotidianas não possuem o certo ou errado, trata-se de uma questão de eficiência, o que reduz o impacto de uma decisão incorreta por conta da vitória de um interlocutor cuja ideia é menos assertiva, mas foi mais eficiente e assertivo em suas colocações.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s