Gerenciamento Financeiro

Fazendo o dinheiro trabalhar.

“A bônus mania que causou a recessão nunca teria acontecido sem as regras de contabilidade corruptas. [Nicholas Jones]”

“Estou irritadíssimo com o fato de que seremos implodidos por uma onda de escândalos contábeis. [Sherron Watkins]”

Durante longos anos o gerenciamento financeiro se resumiu à contabilidade financeira – ou o fato de se registrar as movimentações – e a contabilidade gerencial de investimento – ou o fato em como se deve gastar o dinheiro; atualmente a estratégia financeira com as prospecções de riscos têm ganhado grande notoriedade e importância.

O maior risco financeiro para uma organização está na sua alavancagem, ou seja, no endividamento utilizado para alavancar áreas lucrativas; de início soa ingênuo acreditar que endividar para aplicar em áreas de grande retorno pode ser danoso, mas a exposição a uma dívida em um período de crise e baixas vendas torna-se o principal problema de sustentabilidade de uma empresa; a economia é um ciclo e as vendas nunca crescerão eternamente. A alavancagem se torna ainda mais perigosa quando as perdas não são lançadas corretamente utilizando artifícios contábeis para lá de não tradicionais, ou quando o Estado cria leis que eximem o acionista da participação e repatriação das perdas; legislação hoje existente na Europa e EUA com o objetivo de fomentar o empreendedorismo.

O diretor financeiro é o principal responsável pela saúde financeira de uma organização, é ele quem indica ao presidentese os gastos estão aumentando demasiadamente e até mesmo sugere cortar investimentos ou a distribuição dos lucros entre os acionistas num período de crise. É obrigatório, portanto, que o diretor financeiro seja uma pessoa íntegra e de forte personalidade, que coloque os lucros à frente das regalias executivas e não se deixe influenciar pelos movimentos em manadas.

No mundo atual, onde o dinheiro faz dinheiroem uma velocidade muito mais rápida que o fornecimento de um produto ou serviço, é exigido também do diretor financeiro a capacidade de aplicar as reservas empresariais de forma a extrair o maior lucro possível, seja através do financiamento de clientes, apostas no câmbio ou no mercado de ações. Contudo esta sabedoria pode facilmente receber uma “rasteira” do mercado, sendo ainda o principal atributo deste profissional a capacidade de regular perfeitamente o fluxo de caixa da organização além de prover aos gerentes e diretores de outra área um custo baseado em atividades, para que possam ponderar e tomar as decisões mais acertadas possíveis.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s