Quanto Menor Melhor

Você não precisa de uma grande corporação, um computador e uma pessoa com tempo é o suficiente.

“A internet não conecta apenas máquinas. Ela conecta pessoas.” [Jim Collins]

Larry Page iniciou suas atividades com computadores precocemente e durante seu curso na Universidade de Michigan conheceu Sergey Brin. Em um projeto criaram um sistema de busca chamado BackRub que aprimorado recebeu o nome de Google, hoje o maior sistema de busca na Internet que realiza mais de 5 bilhões de buscas por dia.

Larry Page iniciou suas atividades com computadores precocemente e durante seu curso na Universidade de Michigan conheceu Sergey Brin. Em um projeto criaram um sistema de busca chamado BackRub que aprimorado recebeu o nome de Google, hoje o maior sistema de busca na Internet que realiza mais de 5 bilhões de buscas por dia.

Quando Tim Berners-Lee criou a “Internet” tinha como objetivo prover uma plataforma para compartilhamento de informações, contudo sua invenção logo se tornou o maior aglomerado de informações e plataforma comercial existente no mundo. Este grande volume de dados levantou a necessidade de um sistema de busca, e é neste exato ponto que entra o Google, uma empresa que começou com uma pessoa, um computador e algum tempo e é hoje uma das empresas mais inovadoras com 53% de seus 30 mil colaboradores trabalhando em pesquisa e desenvolvimento.

A capacidade da Internet em conectar pessoas em uma comunicação bidirecional fez explodir o comércio eletrônico, o primeiro livro foi vendido em 1992 pela Amazon e em 1995 a primeira Pizza Hut. Omydiar criou um site de comercialização descentralizado onde pessoas poderiam comprar e vender coisas uma das outras dando origem ao eBay, hoje com um faturamento anual de U$16 bilhões.

A premissa de que uma grande loja com um vasto estoque alojada na principal avenida do centro de uma cidade era requisito essencial para se tornar um comerciante de sucesso caiu por terra. Atualmente, mesmo a vantagem financeira de grandes negócios capazes de investir em Tecnologia para se diferenciar deixou de ser verdade com o advento da Cloud Computing. Vivemos em um mundo onde qualquer pessoa pode desfrutar de infinita capacidade computacional sem a necessidade de adquirir um computador sequer, em suma, qualquer empreendedor pode iniciar seu negócio virtual com baixo investimento e ainda menor custo.

Outro importante conceito que entrou em cena, foi o feedback online, onde clientes podem avaliar a qualidade do produto e serviço prestado. Fato que muitos dados são enxertados de grande dose emocional por um consumidor decepcionado, contudo esta simples premissa fez aumentar a qualidade dos serviços prestados por grande parte dos comerciantes ao redor do mundo; sejam estas, grandes corporações ou pequenas lojas online.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s