Por quê aquisições podem desapontar?

Sinergia e outras mentiras.

“É melhor adquirir um negócio e reformá-lo do que iniciar um novo do começo.” [Harold S. Geneen]

Harold Geneen nasceu em 1910 e é conhecido como pai dos grandes conglomerados. Em 1959 se tornou presidente da ITT e em 18 anos participou de mais de 350 aquisições em mais de 80 países, transformando uma empresa média num dos maiores conglomerados do Planeta.

O crescimento das empresas é algo essencial para sua sobrevivência, e muitas vezes o crescimento através de aquisições ou fusões são a estratégia adotada por muitos executivos. Independente do modelo, o resultado esperado é a sinergia, onde 1 + 1 = 3. Esta conta faz todo sentido já que empresas maiores tem maior poder de barganha; áreas administrativas podem ser compartilhadas; os produtos possuirão um maior mercado, além de toda tecnologia e know-how que poderá ser compartilhado.

Na prática, o percebido é que muitas vezes a sinergia não ocorre e o resultado final é que 1 + 1 < 2. Para Harold Geneen esta dificuldade ocorre, pois, durante um processo de aquisição muitas informações sensitivas não são compartilhadas por segurança, outro fator importante consiste no fato que uma aquisição é feita pensando na união e nos ganhos conjunto, sendo difícil o diretor que se atenta em profundidade nos próximos passos necessários para extrair o máximo da junção.

A montadora alemã Daimler-Benz gastou U$38 bilhões de dólares na aquisição da Chrysler com o objetivo de colocar sua marca luxuosa no mercado americano, contudo a diferença cultural entre ambas companhias bem como as exigências dos diretores da Benz levou as empresas a diversos conflitos, o desfecho da história foi a venda da mesma Chrysler 9 anos depois por U$7 bilhões de dólares, um prejuízo de mais de U$30 bilhões.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s