Equilibrando Curto Prazo versus Longo Prazo

Não é possível crescer no longo prazo sem comer no curto prazo.

Gerenciamento envolve cuidar do curto prazo enquanto se desenvolve planos para o longo prazo. [Jack Welch]

John F.  Welch formou-se no MIT e doutorou-se em química pela Universidade de Illinois, aos 25 anos foi contratado pela General Eletric assumindo sua presidência aos 46 anos. Os aumentos dos negócios bem como suas habilidades gerenciais lhe renderam o título de Gerente do Século além de ser indicado a lista dos três gestores mais admirados no mundo.

Organizações focadas no curto prazo corre o risco de não se preparar para as oportunidades e riscos que certamente irão surgir no mercado; já as empresas que se focam no longo prazo podem se ver sem o fluxo de caixa necessário para investir em seu futuro. James Collins e Jerry Porras estudaram empresas centenárias de grande sucesso e perceberam que seus gestores não apostam no curto prazo ou no longo prazo, mas sim em ambos de forma equilibrada e coerente.

Geralmente, empresas de capital fechado possuem mais facilidade em traçar e alcançar metas de longo prazo já que a pressão dos acionistas pelos resultados é menor. Neste modelo empresarial, o dono da empresa decide quase que isoladamente se os lucros serão reinvestidos para apostar em um futuro mais promissor ou se serão sacados para remunerar os sócios.

Empresas negociadas na bolsa não usufruem da mesma tranquilidade e a pressão pelos resultados anuais que remunerem os acionistas muitas vezes atrapalham o planejamento de longo prazo. Uma estratégia comumente utilizada consiste em criar equipes separadas, uma para alcançar os objetivos de curto prazo, ou seja, trazer os resultados esperados, enquanto outra traça o planejamento de longo prazo buscando o crescimento e a inovação.

A JCB é um exemplo de organização com o capital fechado que reinveste pesadamente em seu futuro, o que lhe garantiu mesmo diante da crise de 2008 um crescimento de 40% direcionando-a a posição de uma das maiores empresas no segmento de maquinários agrícolas com faturamento de U$4.3 bilhões de dólares. A Apple foi um exemplo de empresa de capital aberto, que apesar de conhecida pela ampla capacidade de inovação, se viu pressionada pelo mercado em 2013 a compartilhar os ganhos com acionistas ao invés de aumentar o reinvestimento em novos negócios.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s