Análise de Mercado e Negócio

Atratividade do mercado e atratividade do negócio.

“Decisões devem ser baseadas em fatos considerados de forma objetiva. ” [Marvin Bower]

A empresa americana Kraft Foods adquiriu a britânica Cadbury por U$19 bilhões em 2010. Apesar da Kraft ser uma das maiores do mundo em seu setor, grande parte de sua receita vinha do mercado interno estadunidense, e a aquisição de uma empresa com mercado em expansão nos países em desenvolvimento seria necessário para uma atuação mundial consolidada.

Com a consolidação do capital em grandes corporações, estas se viram impulsionadas a expandir suas áreas de atuação, o que acarretou na criação de diversas unidades de negócio para cada novo mercado atendido. Surgiu, portanto, técnicas e modelos de administração que buscaram auxiliar estas companhias a se organizarem para que os investimentos fossem direcionados para as principais áreas.

Umas das primeiras técnicas, criadas em 1970 pela McKinsey & Company foi a Matriz GE ou Matriz MABA. Esta metodologia substituiu o modelo anterior que direcionava investimentos com base em previsões subjetivas de crescimento, e apesar de inicialmente desenvolvida para empresas de grande porte pode ser hoje aplicada a empresas menores que desejam estruturar cada linha de produto como um negócio distinto.

Na Matriz MABA toda área de negócio é classificada quanto a sua atratividade no mercado e no negócio considerando itens como crescimento do mercado, lucratividade e competitividade. Cria-se então uma matriz considerando ambas atratividades e a posição da unidade do negócio no quadrante deve informar se esta unidade deve crescer através de investimento, se o investimento deve ser moderado ou se a mesma deve ser vendida e liquidada.

Apesar de uma técnica antiga, a Matriz MABA é ainda aplicada com algumas melhorias já que as técnicas para medir o mercado e as áreas de negócio internas de uma empresa evoluíram com o passar das últimas décadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s