Vendendo

Gestão de Marketing.

“Em um dia se aprende sobre marketing, infelizmente para dominá-lo leva uma vida.” [Philip Kotler]

“Não procure clientes para seus produtos, encontre produtos para os seus clientes.” [Seth Godin]

O desafio do marketing é aliar a produção ao lucro, entregando o produto mais desejado utilizando se os melhores canais de distribuição. Para alcançar tal façanha é necessária uma preocupação com diversas características não só do produto, mas também do comportamento do consumidor antes, durante e depois de consumido o produto ou serviço.

Alcançar uma posição de marca desejada e amada pelos clientes não é uma tarefa simples, contudo como qualquer outra começa com um primeiro passo: coletar dados históricos de compra dos consumidores. De posse destes dados aliado a comportamentos demográficos é possível prever comportamentos, contudo uma organização deve sempre estar atenta a mudanças políticas, econômicas e tecnológicas que podem abalar a previsibilidade. Existem empresas que avaliam os dados de venda de seus concorrentes para conseguir dar uma resposta mais ágil ao mercado.

Dentre as diversas atividades de marketing pode-se citar que a criação de um portfólio e de uma marca são os pontos mais importantes. O primeiro deve incluir o acompanhamento do ciclo de crescimento para indicar a necessidade de se lançar em novas áreas mais atrativas; já o segundo auxilia a organização a condensar uma série de fatores e características em um único símbolo. Uma organização cuja marca não remete o consumidor a desejo, relação e qualidade não possui utilidade alguma.

Construído um portfólio e uma grande marca é necessário que a empresa seja divulgada para que seja conhecida; para isso pode-se lançar a mão de estratégias de curto prazo como promoções, ofertas especiais, sorteios e descontos ou aplicar estratégias de longo prazo como a divulgação em sistemas de busca na internet, redes sociais, youtube, twitter além das transmissoras de rádio e televisão.

O Marketing é muitas vezes visto como uma ferramenta para lograr os clientes e apesar de ser uma percepção verdadeira o uso para tal fim deve ser avaliado com cuidado, pois o mercado consumidor está ficando cada vez mais informado e suas punições estão se tornando cada vez mais severas para com as organizações que são pegas em falsas campanhas. A punição mais comum ainda se trata do boicote a venda de produtos que se tornou algo mais comum através de contra-campanhas pessoais em redes sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s