Modelo de Marketing

O Marketing é muito importante para ser deixado apenas ao departamento de marketing.

“Marketing consiste em produzir resultados.” [Geoff Smith]

Modelos para prever o comportamento do consumidor existem desde a década de 60, contudo a falta de apoio matemática os levou a se tornar algo intuitivo e não replicável. Robert Ferber foi quem primeiro propôs o uso de modelos matemáticos para a realização de simulações que na década de 70 foram aprimorados por Frank Bass. Atualmente Sistemas de Suporte a Decisão são ferramentas essenciais para executar modelos preditivos que permitem avaliar aderência de produtos e comportamento de consumos.

Toda estratégia de marketing deve ser baseada em dados coletados do comportamento do consumidor além de outras variáveis de mercado. A capacidade de coletar estes dados brutos e manipulá-los através de sistemas computadorizados é o que permite a organizações prever a viabilidade de um investimento e, portanto, formar suas próprias estratégias.

Fácil perceber que o departamento de marketing, responsável por analisar os dados e traçar as estratégias, trata-se apenas da última etapa da cadeia que exige coleta efetiva de dados, aquisição ou desenvolvimento de ferramentas de análise e finalmente a realização de simulações. Em outras palavras, toda a organização precisa estar ciente da necessidade em se produzir os dados corretos para que o marketing possa analisá-los de forma efetiva.

Apesar da estratégia consistir do principal resultado do trabalho de marketing, o acúmulo de dados está no centro desta eficiência, e muitas organizações que desfrutam hoje de simulações de mercado inovadoras foram aquelas que se preocuparam em coletar a maior quantidade de dados possíveis vislumbrando a possibilidade de uso futuro. Grandes companhias já perceberam que o acúmulo de dados é o grande responsável por permitir dinâmica de inovação, sempre amparado pelo avanço tecnológico que suporte o seu manuseio.

E você, quantos dados já gerou para o marketing em seu dia a dia de trabalho? O quanto é orientado a se preocupar com o assunto?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s