Modelo AIDA

Atenção, Interesse, Desejo, Ação.

“Na prática, poucas mensagens levam o consumidor da consciência a compra, mas o modelo AIDA indica a qualidade de uma mensagem.” [Philip Kotler]

“Será que Graham Bell fez uma pesquisa de mercado antes de inventar o telefone?” [Steve Jobs]

O modelo AIDA se deu início em 1898 com Elias St. Elmo Lewis, foi aprimorado por Edward Kellogg Strong Jr. e posteriormente por Philip Kotler. O acrônimo em si foi citado pela primeira vez por C. P. Russell’s em 1921 ao publicar em sua revista especializada um modelo para escrever uma carta promocional.

O modelo AIDA é ainda hoje um dos mais utilizados em atividades de propaganda, ele consiste em levar o consumidor num movimento gradual que envolve o conhecimento da existência do produto ou serviço, a criação de um relacionamento de interesse, o estímulo para que se deseje o produto ou serviço e finalmente uma ordem mostrando onde e como adquirir o produto ou serviço.

Na prática os quatro estágios do modelo são simples, primeiramente deve-se conquistar a atenção do consumidor seja através de uma promoção ou anúncio, posteriormente deve-se obter o interesse do consumidor mostrando os benefícios do produto e como o mesmo pode ser utilizado; o desejo em adquirir pode ser estimulado mostrando um problema sendo resolvido ou até mesmo através de depoimentos de pessoas de grande expressão. Por fim a ação consiste em mostrar onde e como adquirir um produto seja através de um tele atendimento ou link em uma página web ou indicando o endereço de uma loja.

A indústria cinematográfica talvez seja uma das que mais se dispõe em utilizar o modelo, a atenção do consumidor é apanha com cartazes de grande expressão; o uso de trailers permite angariar o interesse do telespectador; o desejo é estimulado com o trailer oficial que possui os principais momentos; e finalmente a ação é realizada próximo ao momento do lançamento através de anúncios em jornais e Internet que permite o consumidor adquirir de forma simples a entrada para o evento.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s