Faça Barulho

Faça suas coisas da maneira mais divertida possível.

“Atualmente, o poder de persuadir está na mão de milhões.” [B. J. Fogg]

O biologista Richard Dawkins, em 1976, defendeu a posição de que assim como os genes são passados de pessoas a pessoas durante a procriação, são também repassadas as informações culturais, as ideias e os estilos. Nomeou este processo de repasse de memes, que assim como os genes podem sofrer mutação ou até mesmo morrer; este repasse de ideias também conhecido por imitação é amplamente perceptível na Internet e principalmente nas redes sociais, onde poucas pessoas são capazes de influenciar milhões com baixíssimos custos. As empresas que conseguem tirar proveito disso, alcançam uma grande exposição de imagem por preços irrisórios.

A facilidade de acesso a informação, levou os consumidores a duvidarem cada vez mais da propaganda realizada pelas grandes redes de comunicação. O surgimento da Internet, a criação de sites colaborativos e das redes sociais permitiram aos consumidores buscarem outras fontes de informações, mais descentralizada e possivelmente mais honesta.

No entanto, esta rede descentralizada onde o próprio consumidor faz sua propaganda positiva ou negativa de um produto ou serviço pode ser influenciada, e umas das maneiras mais efetivas de alcança-las é através de campanhas engraçadas que estimulem as pessoas a compartilharem.

Outro canal de divulgação frequentemente utilizado são blogs pessoais; com a possibilidade de o consumidor gerar seu próprio conteúdo na Internet, os blogs com grande quantidade de seguidores são financiados por empresas para que divulguem ou recomendem seus produtos.

Ainda existem outras possibilidades, onde organizações contratam membros influentes nas redes sociais, ou até mesmo pessoas simples, mas com grande poder de comunicação para que revise e recomende os produtos através da divulgação de campanhas criadas especificamente para serem repassadas no “boca a boca” virtual.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s