Mostre o quanto e não o pouco sua organização pode oferecer pelo mesmo valor.
“Ninguém se sentiria orgulho em falar que pagou por algo mais do que vale.” [Paul Foley]
A sul coreana, Hyunday, está entre as maiores montadoras de automóveis do mundo, seu sucesso é resultado em grande parte pela diretriz de se entregar o máximo ao consumidor pelo preço cobrado em seus produtos. Neste pacote de benefícios é possível encontrar detalhes no acabamento, passando por uso de tecnologia e até extensos prazos de garantia, todos eles com o único intuito de garantir que o consumidor se perceba fazendo um bom uso do seu dinheiro.
Apesar de se tratar de uma boa estratégia extrair o máximo de valor de um produto e alavancar a lucratividade, não são poucos os casos que comprovam a veracidade de que a redução de custo de produtos é um grande atrativo para se conseguir angariar consumidores da concorrência.
Empresas que conseguem otimizar seu processo produtivo e de distribuição, e que repassam a redução de custos para seus consumidores irão atrair a atenção do mercado e fidelizar sua base de clientes. Àqueles que melhoram os produtos em versões posteriores mantendo o preço ou até reduzindo-o fidelizam clientes com muito mais facilidade.
Para se conseguir oferecer mais por menos ao consumidor, as organizações devem olhar em todo seu processo de produção e distribuição, e observar qual etapa pode ser renovada para atender melhor o momento em que vive o mercado.
Após a crise de 2008, o que se percebeu na Europa foi uma perda de poder de compra por parte dos trabalhadores; em períodos de austeridade, características como design de ambiente, boa apresentação e atendimento personalizado perdem apelo comercial em detrimento de qualidade e bons preços.