Testando Ideias

Aprendizado e Inovação passam de mão em mão.

“Inove ou morra.” [Damos Darlin]

AO GPS, Global Positioning System, foi desenvolvido pelo governo Norte Americano na década de 60 para identificar unidades militares; em 1983, Ronald Reagan abriu a tecnologia comercialmente revolucionando o mercado. Infelizmente grande parte das organizações não atuam de maneira revolucionária, sendo mais comum uma evolução gradual dos produtos que permitam liberar novas versões todo ano gerando uma receita constante.

Departamento de Pesquisa & Desenvolvimento são essenciais em setores como os de computação ou farmacêutico, pois é responsável por trazer o avanço tecnológico da organização. Para garantir que este avanço possa ser transformado em renda, a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos deve sempre estar alinhado ao departamento de Marketing, pois este sim conhece a necessidade do consumidor.

A globalização e o aumento da competividade internacional possibilitaram ao consumidor um acesso mais fácil e rápido a produtos cada vez mais inovadores, forçando organizações a realizarem lançamentos com maior frequência para garantir suas receitas além de levar ao atraso e perda de clientes as companhias que não conseguem acompanhar o ritmo frenético de evolução.

O cereal Kellog’s Crunchy Nut foi um exemplo de sucesso entre alinhamento do departamento de Marketing e Pesquisa & Desenvolvimento, enquanto o Walkman da Sony é um exemplo de sucesso onde o Marketing não aprovou a revolução tecnológica.

Independente dos erros e acertos, grandes empresas investem pesado em P&D para garantir a liderança que as permitem fidelizar consumidores, além de claro usufruir de altas margens de lucro até que a concorrência consiga chegar no mesmo patamar; sem contar que a inovação em seus produtos, processos e tecnologias são os grandes responsáveis por manter uma empresa saudável e em avanço contínuo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s