Tecnologia

A tecnologia é o principal causador da mudança.

“Errar é humano, colocar a culpa no computador é ainda mais.” [Robert Orben]

Em 1822, Charles Babbage criou a primeira máquina mecânica programável; pouco mais de cem anos depois a empresa britânica J. Lyons & Co. adquiriu o primeiro computador para uso comercial. Atualmente, sistemas de software estão presentes em todos os setores da economia, inclusive na transação automática de ações em bolsas de valores.

No mercado atual não existem dúvidas que o uso de sistemas de software é essencial para a sobrevivência e competitividade das organizações; contudo são poucas as empresas que realmente investem em Tecnologia da Informação para aprimorar sua operação em níveis realmente inimagináveis.

Programas de computadores não apenas ajudam as organizações, e sim permite que seu quadro profissional seja mais produtivo, seus produtos mais confiáveis e a probabilidade de erros reduzida; mais que isso, estes sistemas permitem um acesso facilitado a informações que permitem aos gestores maior equidade e balanceamento na liderança de sua equipe e na tomada de decisões.

Apesar das inúmeras vantagens, um ponto em específico ainda distancia muitas empresas de um maior investimento nos projetos de TI – o alto custo e a grande chance de falha. Uma pesquisa em 2005 realizada pela Universidade de Lancaster estabeleceu que as chances de sucesso dos projetos aumentam quando o escopo e os principais objetivos do projeto estão claros para a equipe responsável pelo seu desenvolvimento, e que grande parte dos custos ocorrem por investimento no desenvolvimento de funcionalidades secundárias ou desnecessárias.

Outro problema resultante do investimento de projetos de TI consiste na inexistência da preocupação gerencial em esclarecer para sua equipe quais os principais objetivos e benefícios esperados com a aquisição do sistema, e prover-lhes um treinamento adequado. Está simples ação é capaz de reduzir a resistência de adoção tecnológica, seja por medo de perder sua vaga de trabalho, seja pela insegurança em manusear novas ferramentas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s