Qualidade Vende

Coloque o produto no mercado e deixe-o falar por si mesmo.

“Qualidade significa conveniência para uso, e usabilidade é definido pelo consumidor.” [Joseph Juran]

W. Edwards Deming trabalhou na equipe de controle de qualidade da Bell Telephones; defendeu que a qualidade da matéria-prima é mais importante que seu custo pois impacta diretamente na qualidade do produto. Sugeriu a criação de parcerias com fornecedores, baseados na confiança, para desenvolver matéria-prima de maior qualidade; foi também um grande defensor que qualidade não pode ser resultado de talentos isolados e sim de um processo de produção estável e consistente.

Desenvolver produtos de qualidade nem sempre despertam nas organizações o apelo que se desperta nos consumidores, afinal de contas produtos duráveis dificultam uma venda contínua além de claro, incrementar seu valor final abrindo espaço do mercado para a concorrência. Por outro lado, empresas que possuem produtos e serviços de qualidade podem conseguir uma fidelização dos consumidores o que permite reduzir os gastos com marketing de massa e campanhas milionárias de fidelização.

Atualmente o conceito de qualidade é amplo, e pode significar desde produtos manufaturados de grande durabilidade como usabilidade diferenciada que entrega valor aos usuários. A fabricante de pneus Bridgestone, por exemplo, criou um modelo de pneus que mesmo após furado garantem ao motorista uma autonomia de uma hora, permitindo a ele se locomover até uma borracharia ao invés da necessidade de se realizar a troca no ato. Diferenciais como estes, permitem a empresa aumentar o preço de venda e mesmo assim garantir um grande volume de negócio.

Existem outros exemplos de organização que apostaram na alta qualidade do produto para reduzir gastos com marketing e se suportar na “propaganda” realizada pelo próprio cliente. A empresa de cosmético Estée Lauder foi uma destas grandes apostas na década de 30 e a Samsung conseguiu o mesmo para avançar no mercado dominado pelo Iphone 5 da Apple com o lançamento do Galaxy 4 que possuía mais recursos e mais poder computacional por um preço menor que o do concorrente.

Uma importância extra deve ser dada a qualidade dos bens de consumo rápido, ou seja, aqueles que são comprados regularmente por não ser duráveis. Cervejas, pasta de dente, papéis toalha, sabonetes são alguns destes bens que movimentam bilhões anualmente e que qualquer perda de mercado pode representar milhões de reais. Muitos destes produtos possuem preços baixos e a competitividade está muito atrelada ao preço da concorrência, contudo não se pode esquecer que a reincidência de compra do produto sempre estará relacionada a qualidade desempenhada em seu uso anterior.

Para se destacar dos concorrentes, muitas empresas investem na qualidade dos serviços pós-venda que será utilizado para dar suporte a quem usufrui do produto ou serviço e possui críticas e sugestões. O grupo de seguro Zurich é uma destas empresas, que apostou no atendimento ao cliente para se destacar como fornecedora de seguros de qualidade, seu programa revisa não apenas o atendimento prestado ao consumidor como pesquisas para atender as principais expectativas de seus clientes.

Por fim, existe a possibilidade de aumentar a percepção de qualidade do produto ou serviço agregando valor ao consumo do cliente, hotéis geralmente procuram agradar o cliente com itens à margem de seu produto principal: lugar para hospedar. Seja investindo em sabonetes, shampoos ou travesseiros de maior qualidade e conforto. São gastos pequenos que ajudam a justificar um preço diferenciado e podem fazer a diferença para quem está procurando uma hospedagem um pouco mais cara, contudo com diferencial de conforto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s