Eratóstenes (276 a.c. – 194 a.c.)

Medindo a circunferência da Terra.

“Se geografia é a prosa, mapas são a iconografia.” [Eratóstenes]

Eratóstenes nasceu em Cirene na Grécia; foi cientista e diretor bibliotecário da Grande Biblioteca de Alexandria. Fundador da Geografia, estudo da Terra, e criador do primeiro algoritmo para encontrar números primos; tem dentre suas maiores façanhas a descoberta do tamanho da Terra com precisão de 3% através do uso da matemática. Valor que só veio a ser confirmado em 1800 d.c. pelos cientistas franceses e espanhóis.

Enquanto vivia em Alexandria, Eratóstenes ouviu relatos de que em um determinado dia do ano as sombras das torres em Siena, ao sul de Alexandria, eram quase nulas. Assumindo então, que os raios de Sol sempre atingiam a Terra em paralelo devido à grande distância entre a Terra e o Sol; fincou um bastão em Alexandria e verificou qual o tamanho de sua sombra.

De posse do tamanho da sombra e do bastão, Eratóstenes conseguiu calcular o ângulo formado entre o bastão e a sombra, que era de 7.2° ou    da circunferência total do círculo. Sabendo também, a distância entre Alexandria e Siena, o filósofo pode deduzir que ela era   da circunferência total da Terra, o que lhe permitiu dar um tamanho de circunferência de 39.690 Km, que possui uma margem de erro de 2% a medida exata atual.

Passei uma vida ouvindo professores ensinarem trigonometria, sabia calcular os ângulos, as hastes de um retângulo e até o tamanho do segmento de uma circunferência. E mesmo hoje, quase 2.000 anos após a façanha de Eratóstenes e com toda a formação e informação que tive não conseguiria aplicar a mesma metodologia.

Talvez esta seja uma grande diferença entre a civilização grega de milhares de anos atrás e o moderno sistema de ensino da civilização ocidental dos dias de hoje, os gregos despendiam tempo com o abstrato e os aplicavam à problemas reais. Nós despendemos minutos absorvendo conhecimentos consumados e horas repetindo-os a extensão até que os memorizemos. A memória é curta, e o conhecimento não aplicado é posto de lado no escuro do inconsciente na primeira oportunidade, e a capacidade de ter ideias inovadoras e refletir sobre os problemas é reduzido drasticamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s