Zhang Heng (78 a.c. – 139 a.c.)

O Sol é como fogo, a Lua como água.

“A lua e os planetas são Yin, possuem forma, mas nenhuma luz.” [Jin Fang]

Nascido na China durante a dinastia Han, foi um importante matemático e astrônomo. Criou o primeiro modelo de corpos celestiais alimentado por água e inventou o primeiro sismógrafo, hodômetro e uma bussola não magnético que sempre apontava para o Sul.

Os gregos já vinham a muito tempo catalogando o universo e as estrelas, quando em 120 a.c. Zhang Heng defendeu que o Universo é como um ovo e a Terra seria como uma gema – algo menor flutuando sozinho em seu centro. Em seus trabalhos catalogou 2.500 estrelas brilhantes, 124 constelações e mais de 11.520 estrelas menores.

Deduziu que a luminosidade do Sol era uma consequência de seu calor e fogo e que o brilho da Lua nada mais era que o reflexo da luminosidade do Sol. Explicou que a Terra pode obstruir o caminho do Sol para a Lua, explicando os eclipses e as partes escuras da Lua. Afirmou também que os planetas assim como a Lua não possuem luminosidade própria e que também estavam sujeitos a eclipses.

Muitos cientistas buscam inspirações de outras áreas para expandir seus horizontes e ampliar seu potencial de criatividade, assim como Zhang Heng se amparou na luminosidade do fogo para deduzir a luminosidade radiada do Sol, assim como muitos outros cientistas se suportaram aos movimentos dos corpos celestes para explicar as leis naturais na Terra.

O estudo de várias ciências e a multidisciplinaridade é uma característica escassa num mundo de especializações e otimizações; o que é uma pena, pois exige que grupos multidisciplinares sejam formados, o que traz perda de sinergia na comunicação além de ser algo cada vez mais difícil em um mercado direcionado ao curto prazo. A capacidade de abstração e criatividade, geralmente, cresce de forma proporcional à quantidade de conhecimento distinto disponível na mesa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s