Nicolau Copérnico (1473 – 1543)

O Sol é o centro do Universo.

“Como o Sol permanece estacionário, qualquer coisa que se pareça com o movimento do Sol está na verdade se movendo com relação a Terra. ” [Nicolaus Copernicus]

Nascido na Polônia, foi o caçula de uma rica família; com a morte de seu Pai, foi adotado por um tio que financiou seus estudos na Itália. Copérnico foi um grande estudioso da matemática e das linguagens, trabalhou na tradução de diversos documentos, criou teorias econômicas e teve seu maior sucesso em suas análises astronômicas.

Com a impossibilidade de perceber a movimentação da Terra, o início da Ciência cravou uma crença de que estávamos no centro do Universo e todo os corpos celestes se movimentavam em nossa relação. Contudo o avanço das observações astronômicas mostrou que os movimentos dos planetas contrariavam esta lógica.

Ptolomeu, foi quem reforçou a tese de que a Terra era o centro do Universo através de um modelo de epiciclo onde conseguiu descrever e confirmar os movimentos dos planetas. Sua tese foi reforçada pelo Cristianismo, onde o Homem era a criação de Deus e centro dos Cosmos.

Com a expansão islâmica e a junção das observações de ambos cristãos e muçulmanos, o modelo de Ptolomeu tornou-se cada vez mais complexo para prever o movimento dos planetas e no século XVI, momento de Renascimento e Protestantismo, Nicolau Copérnico propôs um novo modelo heliocêntrico onde o Sol era o centro do Universo. Foi também neste modelo que Copérnico citou as estrelas como estando absurdamente distante da Terra e do Sol, o que seria responsável pela sensação de que elas não se aproximam ou distanciam de nosso planeta.

Para evitar confronto com a religião, o Cientista lançou suas teorias em trabalhos puramente matemáticos, ou seja, evitando descrever os modelos como uma possível explicação para o Universo. Após sua morte, suas obras que traziam suas observações astronômicas vieram à tona e só puderam ser refutados mais de 100 anos depois, pelo modelo elíptico de Johannes Kepler.

Quase todo grande cientista pode ser considerado um Homem a frente do seu tempo, contudo Copérnico realmente o foi, suas publicações matemáticas foram aceitas, no entanto nunca foram aplicadas pois eram poucos os que conseguiam entender na completude seus conceitos. Deve ter sido angustiante viver uma vida cheia de grandiosas descobertas e apreciadores que nunca puderam entendê-las.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s