A Sociologia

sociology

Entendo como indivíduos se agrupam e são moldados pelos grupos.

“O objetivo da Sociologia, como toda ciência, é relvar o que está escondido.” [Pierre Bourdieu]

“A Sociologia nasceu do ardor por melhorar a sociedade. [Albion W. Small]

O Homem possui um forte comportamento social que se iniciou coma a composição das famílias, passou por tribos, vilarejos, cidades e hoje é formado por Estados Nações em uma metamorfose influenciada e direcionada pela Globalização.

A Sociologia é uma ciência recente, que busca entender o comportamento do indivíduo na sociedade por si só. Teve no Iluminismo seu maior propulsor por vivenciar mudanças drásticas como o fim das Monarquias e Aristocracias assim como a Urbanização e a Revolução Industrial.

Como consequência surgiram três grandes esferas de estudo, cada qual analisada por seus respectivos estudiosos. Karl Max, economista, focou na estrutura do Capitalismo; Émile Durkheim, focou nas consequências da divisão do trabalho enquanto Max Weber buscou entender como a secularização (perda da significância religiosa) e racionalização impactaria o comportamento do indivíduo.

Amparada pelo modelo científico já existente, bem como para prover credibilidade, foi desde seu começo definida como uma área de estuda que precisa de análise aprofundada e experimentos quantitativos e qualitativos que confirmem a veracidade das proposições. Também, não diferente dos modelos científicos vigentes, passou a ser utilizada para moldar comportamentos e discutir como traçar um melhor caminho para a humanidade

Diferentemente da Engenharia, e por não possuir resultados financeiros concretos, se tornou uma ciência menos relevante, com poucos estudiosos renomados e respeitados. Este cenário mudou após as Grandes Guerras Mundiais, onde o interesse no comportamento do indivíduo e como os grupos se formam ganharam mais atenção devido aos grandes impactos econômicos e políticos possíveis.

A Sociologia então ganhou duas vertentes de análises, os sociólogos que olham a sociedade como um todo e tentam entender como as instituições e grupos funcionam enquanto outros se dedicam a como o indivíduo se agrupam, sem esquecer que ambos assuntos estão intimamente conectados.

Atualmente, um dos tópicos mais atrativos têm sido o impacto que a Globalização e a Internet tem causado na sociedade, onde redes sociais têm se mostrado uma enorme fonte de dados onde se é possível analisar quase que em tempo real o que está ocorrendo na sociedade bem como o efeito colateral da liquidez dos anseios e desejos em um mundo de abundância de bens e serviços e consumismo.

Sempre estamos vivendo um momento singular e de grandes transformações na Ciência, mas a Sociologia em especial está tendo oportunidade de vivenciar um paradoxo realmente desafiador. Estamos presenciando a mutação de quase dois séculos de Estados Nações, ou seja, de um mundo socialmente modelado pelo Nacionalismo para um modelo Globalizado, cujo choque de ideias explica muito da política mundial atual.

É inevitável imaginar para onde a balança vai pender, voltaremos para um modelo Nacional, com uma relação amparada na desconfiança, ou iremos caminhar para um mundo com menos barreiras rumo ao desconhecido social.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s