Auguste Comte (1798-1857)

Ciência pode ser utilizada para construir um Mundo melhor.

“Da Ciência vem as previsões; das previsões as ações” [Auguste Comte]

“Os filósofos têm se concentrado em interpretar o Mundo… É hora de mudá-lo. [Karl Marx]

Filho de uma família católica e monarquista, Comte rejeitou a religião e se declarou republicano. Se dedicou ao estudo da sociedade amparado no Positivismo..

Comte trouxe a ciência para os estudos sociais, seu principal objetivo era transformar a “física social”, que posteriormente se tornou a sociologia, em uma disciplina empírica e que adotasse métodos científicos.

Enumerou que a humanidade evoluía em três estágios, o primeiro era Teólogo onde religião explicavam os fenômenos e ditavam os comportamentos sociais, este modelo seria substituído pela Metafísica onde as explicações tomariam formas abstratas para depois atingir o último estágio, Científico, onde observações e o raciocínio lógico permitiria alcançar a verdade e então modificar a sociedade para melhor.

Dividiu o estudo da sociedade em duas grandes áreas, a primeira seria a força estática que une a sociedade e mantém como está, enquanto a segunda seria dinâmica e determina as forças que causam uma mudança social.

Suas teorias vieram a mundo durante o embate entre a República e a Monarquia, e em uma França que sofrera diversas reviravoltas políticas, o autor trouxe uma terceira via onde o melhor arranjo social poderia ser determinado através de uma visão científica, a mesma capaz de transformar a economia e o comércio através da Revolução Industrial.

Ao final de sua carreira se dedicou a escrever, através de ensaios filosóficos como uma sociedade deveria se estruturar, o que veio em desencontro com seus ideais iniciais suportado pela observação e o empirismo.

O uso da ciência como ferramenta para discutir e amparar a organização da sociedade nunca deveria ter perdido seu espaço para a polarização de discursos inflamados. Com certeza seria mais saudável se o território das argumentações estivesse focado no estudo das ações sociais com posterior observação de suas consequências ao invés do apego as ideologias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s