Harriet Martineau (1802-1876)

A declaração de independência ignorou metade da raça humana.

“A emancipação de qualquer classe depende do esforço de indivíduos que a ela pertencem” [Harriet Martineau]

Nascida na Inglaterra e filha de pais progressistas, trabalhou como jornalistas. Viajou 2 anos pelos EUA tendo como resultado um livro tecendo uma crítica ao modelo social lá implementado.

A Declaração de Independência americana trazia consigo o direito do Homem de viver, ser livre e buscar sua própria felicidade. Apesar de revolucionária em sua época, tal declaração democrática estava muito mais para a teoria do que para a prática.

Harriet considerava que uma sociedade deveria ser classificada, quanto a sua civilidade, pela capacidade e condições dos indivíduos que nela vive; e neste ponto a parca noção de liberdade americana de sua época era uma mentira uma vez que o motor econômico do país era fortemente baseado em mão de obra escrava. A jornalista também ressaltou que as mulheres tinham pouco ou nenhum direito que não fosse o de se concentrar em ter um bom casamento.

Levando-se em conta que metade da população mundial é composta por mulheres, imaginar que toda esta parcela possuía direito algum ou bem limitado é o mesmo que assumir que vivíamos numa sociedade onde metade da população tinha total poder sobre a outra, e que isto era tudo, menos uma democracia.

Em sua época já existia um movimento para que as mulheres tivessem direito ao voto ou educação, contudo Harriet foi além e trouxe para a discussão as limitações impostas a liberdade da Mulher tanto no ambiente público ou doméstico.

Muito comum a crítica a ditaduras ou sociedades que fogem do padrão democrático ocidental, no entanto devemos nos perguntar o quão democrático ou civilizada é a nossa sociedade? Se levarmos em conta que os direitos nela existente não se aplicam ou não podem ser usufruídos por uma grande parcela da população.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s