Karl Marx (1818-1883)

A queda da burguesia e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis.

“As ideias que dominam cada época, são as ideias da classe dominante.” [Karl Marx]

“O Comunismo pode ser resumido em uma única: Abolição de toda propriedade privada.” [Karl Marx]

Nascido na Alemanha, estou direito por insistência de seu Pai, trabalhou como Jornalista e junto com Friedrich Engels publicou o Manifesto Comunista. É considerado um dos principais fundadores da Sociologia e trouxe contribuições para Política, Economia, História e Filosofia.

A Revolução Francesa havia balançado o mundo como uma ameaça as Monarquias Absolutistas, enquanto a Industrialização ganhava terreno na formação de uma nova economia global. Marx se propôs estudar como a sociedade mudava e progredia, e concluiu que apesar de contar com a ciência para entendê-la seriam necessárias ações políticas para aprimorá-la.

Inspirado pelo conceito da dialética de Hegel onde o mundo progride pelo confronto de ideias, Marx afirmou que a mudança ocorria não por ideias opostas, mas por oposição de condições materiais, teoria hoje conhecida por Materialismo Histórico. Concluiu que a organização social e revoluções eram ditadas pelas mudanças nos meios de produção, onde o modelo escravocrata dominou o mundo antigo, o controle da terra sustentou o Feudalismo e o controle da Industria sustentaria o capitalismo.

Segundo sua visão todos estes momentos eram amparados por classes opostas, as que detinham os meios e as que produziam, e que o próprio modelo trazia consigo a semente que posteriormente o aniquilaria. Uma vez que o conflito entre as classes era inevitável devido a uma relação de exploração que enriquecia uma classe dominante enquanto desumanizava e alienava a classe dominada.

Sua visão era a de que a constante competição entre os dominantes geraria subsequentes crises que acabaria por enfraquecê-los ao ponto que o proletariado se uniria e rebelaria tomando para si os meios de produção e consequentemente implantado uma sociedade sem dualidade de classe, ao qual chamou de Comunismo.

Marx abalou o pensamento político, econômico e social de sua época, seus estudos foram aprofundados, o que fundamentou o nascer de diversas ideias, teorias e até mesmo escolas corroborando ou contrapondo suas visões.

O autor é relembrado todo momento que uma nova era de transformação tecnológica espalha pelo Globo. Alguns apostam que o mundo digital vai revolucionar os meios de produção, e que o acesso à informação será o responsável pela uma consciência global de desigualdade, capaz enfim, de instaurar o Comunismo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s