Ferdinand Tönnies (1855-1936)

Gemeinschaft e Gesellschaft.

“Por sua essência Gemeinschaft se originou antes de seus membros.” [Ferdinand Tönnies]

Nascido na Alemanha, estudou filosofia em diversas universidades até que mudou sua área de atuação para a Sociologia. Foi removido do cargo de professor onde lecionava devido a visão política contrária ao Nazismo.

Instigado pelo impacto da vida moderna na formação social, Ferdinan Tönnies definiu o conceito de duas forças poderosas que guiavam uma sociedade. A primeiras delas, chamada Gemeinschaft era guiada pela vontade de cooperação natural do ser humano. A segunda foi denominada Gesellschaft era guiada pela vontade racional em se atingir um objetivo, ignorando os hábitos ou moral atual.

Gemeinshaft era visto como algo inato do Ser Humano, e que teria, portanto, raízes fisiológicas pois era parte de todo indivíduo, esta força podia ser vista nas associações em grupos agrários ou comunidades religiosas que surgiram praticamente em todas as partes do Globo e duraram milhares de anos.

Geselshaft era uma força moderna, surgida da divisão do trabalho e da erosão dos laços familiares tradicionais, levando toda uma sociedade a cultivar relações frágeis e superficiais, o autor também citou que a competitividade e o capitalismo haviam acentuado esta vontade racional de atingir objetivos próprios ou institucionais a qualquer custo, como por exemplo os objetivos financeiros ou de produção de uma indústria.

Ambas as forças estavam presentes em todas as sociedades, contudo a preponderância de uma ou outra variava. Claramente o autor mostrava um apreço maior pela vontade de cooperação, contudo se limitou a apresentar suas ideias e não tentou definir um modelo de como a sociedade deveria utilizá-las para se aperfeiçoar ou atingir um objetivo maior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s