Émile Durkheim (1858-1917)

Sociedade, assim como o corpo humano, possui suas partes, necessidades e funções inter-relacionadas.

“Sociedade não é a mera soma dos indivíduos. A sua formação possui características e uma realidade específica” [Émile Durkheim]

“O ambiente social está repleto de forças que só existem em nossas mentes.” [Émile Durkheim]

Nascido na França, largou os estudos de rabino para se dedicar a filosofia, estudou sociologia na Alemanha e fundou o primeiro curso da disciplina na França onde lecionou até o fim da vida.

Em uma época onde se debatia se a Sociologia deveria seguir modelos científicos biológicos ou econômicos, e influenciado por Darwin e Spencer na evolução das espécies e organismos vivos, Émile Durkheim analisou a sociedade como um todo e não como esforço ou comportamento do indivíduo.

Identificou na industrialização e na divisão do trabalho uma justificativa para sua modernidade, segundo o autor, antigamente as pessoas se solidarizam por uma “consciência coletiva” imaginária, fosse ela na religião ou tribo, tendo em vista que os indivíduos eram autossuficientes.

Contudo, a especialização da mão-de-obra nas diferentes profissões os forçou a se solidarizar entre si pela interdependência e pela complementaridade da capacidade produtiva.

De suas observações nasceu o “funcionalismo”, que consiste na ideia de que a sociedade, assim como um organismo, possui diversas partes com necessidades e objetivos distintos que se relacionam e evoluem se relacionando de forma orgânica.

Esta mudança do coletivismo para um inter-relação entre o indivíduo se deu de forma muito rápida, acelerada e artificial, o que levou a uma “anomia” ou degradação moral, consequência principalmente do individualismo exacerbado sem a existência de uma cultura social adequada que trouxe a sensação de perda de conectividade, instabilidade e degradação moral.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s