Saskia Sassen

Cidades globais são lugares estratégicos para novas operações.

“Estamos nos tornando um planeta dividido entre zonas urbanas glamurosas e faveladas.” [Saskia Sassen]

“Uma mensagem clara da pandemia é a de que não podemos continuar organizando nossas cidades do modo que fazemos atualmente.” [Saskia Sassen]

Nascida na Holanda, sua família se refugiou na Argentina devido aos laços Nazistas. Estudou sociologia e filosofia na França, Itália, Argentina e EUA. Atualmente leciona na Universidade de Columbia e na London School of Economics.

Saskia Sassen foi quem notou que o conceito de globalização carecia de aprofundamento e determinação de sua causa raiz, rejeitou o conceito de que era algo indeterminado tampouco fonte de um Estado-Nação, ela foi a primeira a notar que boa parte do movimento global cultural e econômico eram gerados em algumas grandes cidades que se interrelacionavam e se conectavam de forma interdependente criando grupos globalizados.

Estas cidades possuem um avançado capital humano e, portanto, são fontes de inovações tecnológicas e culturais além de grandes atrativos para capitais financeiros. Esta concentração de energia criativa aliada a fácil acessibilidade ao capital acabava por colocar tais cidades na vanguarda da globalização influenciando todo o planeta.

Ainda, segundo a autora, toda esta influência as torna centros gravitacionais de recursos financeiros, investimento em tecnologia, criação de universidades e polos culturais resultando em um círculo virtuoso que as alavancam a posições cada vez mais importantes. Toda esta concentração seria responsável por criar grandes oportunidades tanto para quem busca educação, cultura, trabalho ou empreendedorismo.

Lembrou, contudo, que nem tudo são flores, apesar de toda riqueza e criatividade estas cidades não estavam livres das desigualdades, pobreza extrema e criminalidade. Ressaltou ainda que em países subdesenvolvidos com grandes populações o problema era ainda pior, pois tais cidades eram em menor quantidade o que resultava em um crescimento populacional e urbano desordenado, que no futuro acabaria por colapsar seu desenvolvimento.

O fato de que Atenas há 2500 anos atrás era um centro mundial de cultura e filosofia, e que sua influência extrapolou não apenas fronteiras, mas milênios, é só uma pequena amostra de como grandes cidades influenciam todo o Globo.

Visitar Nova York, Paris, Londres, Tóquio, Berlim, Sydney e tantas outras capitais fazem parte do sonho de muitos, não atoa estas cidades são o reflexo de uma mistura cultural que criam ambientes ricos carregados de oportunidades. O impacto na percepção e leitura do Mundo simplesmente é revirada ao avesso, e só pode ser desfrutado por quem tem a oportunidade de vivenciá-las.

Em menor escala, mas ainda importante existem os centros locais, cidades como São Paulo, Buenos Aires, Santiago, Cidade do México são também um eixo de oportunidades e cultura em seus respectivos países que apesar de menor influência global, ainda são os lugares “onde tudo acontece”.

Existe um grupo de novas cidades surgindo como Xangai e Pequim na China, ou Mumbai ou Nova Deli na Índia e provavelmente irão provocar um choque cultural mundial, pois à medida que sua influência cresce, espera-se que espalhe rapidamente o que nos leva ao ponto onde devemos estar preparados para mudanças de hábito que vão muito além do Karaokê japonês.

Não podemos nos esquecer também que as grandes cidades na América Latina e Ásia, diferentemente da Europa e EUA são muito mais populosas, o que criam centro gravitacionais ainda maiores cujo crescimento concentrado pode se tornar terreno fértil para diversos problemas sociais já conhecido como pobreza, mobilidade e criminalidade além de outros ainda nem tão presente como escassez de alimentos e recursos essenciais como água

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s